Mercado

Nutrien divulga resultados e está otimista sobre 2021

Nutrien tem plano de expansão no Brasil.

Forte crescimento na demanda global de alimentos combinado com planos promissores de colheita e fertilização nos Estados Unidos e em outros lugares ao redor do mundo são um bom presságio para a Nutrien Ltdpara 2021, disse o presidente-executivo Chuck Magro. 

“Embora a maioria das empresas e setores tenham visto um impacto em seus negócios devido à pandemia COVID-19, a agricultura tem sido mais resistente do que a maioria e agora está demonstrando força real à medida que avançamos para 2021”, disse ele em uma teleconferência na terça-feira para discutir resultados financeiros da empresa. 

A demanda por aplicação de fertilizantes no outono nos EUA está alta, já que a colheita está bem adiantada e os preços das safras estão subindo com a forte demanda e produção mais baixa, disse ele, acrescentando que a acessibilidade é alta para fertilizantes potássicos e nitrogênio. 

Enquanto isso, uma forte demanda por fertilizantes está sendo observada na China, que estão cultivando mais grãos para ração à medida que reconstrói seus rebanhos de suínos após a epidemia de peste suína africana, bem como no Brasil e na Austrália, disse ele. 

A empresa sediada em Saskatoon, que reporta seus resultados em dólares americanos, é menos otimista sobre as perspectivas de preço de longo prazo para fertilizantes fosfatados, no entanto, e anunciou uma baixa contábil de US$ 823 milhões no valor desse negócio relacionado principalmente às suas duas instalações de produção em Flórida e Carolina do Sul. 

O encargo de imparidade resultou em um prejuízo líquido no terceiro trimestre de US$ 587 milhões, em comparação com o lucro líquido de US$ 141 milhões nos mesmos três meses do ano anterior, enquanto o lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização caiu 15para os EUA US$ 670 milhões de US$ 787 milhões. 

Nutrien relatou vendas nos três meses encerrados em 30 de setembro de US$ 4,2 bilhões, acima dos US$ 4,17 bilhões no mesmo período do ano anterior. Apesar das margens mais baixas no terceiro trimestre devido a menor aplicação de inseticidas e fungicidas nos Estados Unidos, as operações de varejo da Nutrien proporcionaram ganhos ajustados 13maiores nos primeiros nove meses de 2020, uma vez que as vendas totais por meio de sua plataforma digital, impulsionadas pelos bloqueios de pandemia, ultrapassaram US$ 1 bilhão. 

Isso é mais que o dobro da meta da empresa de US$ 500 milhões para o ano e foi responsável por 43% das vendas norte-americanas de produtos disponíveis para compra online, disse a empresa. As vendas de potássio saltaram 13para 3,7 milhões de toneladas no terceiro trimestre, em comparação com 3,3 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado, mas os ganhos ajustados caíram devido aos preços mais baixos. 

O contrato para entregar potássio Saskatchewan para a China expirou no final de outubro, disse Magro, acrescentando que a crescente demanda significa que a Canpotex, a empresa de marketing que é co-proprietária com a Mosaic Co., está bem posicionada para negociar preços mais altos no próximo contrato. 

BNN, 04/11/2020