Mercado

Grupo Katayama anuncia a criação da Terra Nascente Fertilizantes

Empresa utiliza esterco puro da indústria avícola para produzir fertilizante orgânico de alta qualidade, fundamental à nutrição das culturas agrícolas

Tornar possível o nascimento de algo produtivo na terra. Com essa missão, “nasce” a Terra Nascente Fertilizantes, mais uma unidade de negócio do Grupo Katayama, criada para dar um destino correto ao esterco das aves poedeiras da Katayama Alimentos e agregar valor a este dejeto nobre para fins agrícolas. Através da compostagem (processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em resíduos orgânicos de origem animal, vegetal, industrial e urbana), a Terra Nascente Fertilizantes transforma o esterco das galinhas poedeiras – adicionando fontes de carbono –, no produto fertilizante orgânico composto classe “A”.

“A nova unidade de negócio, alinhada aos preceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental do Grupo Katayama, já nasce com um diferencial importante. Ela detém 100% da matéria-prima base de sua produção, isto é, o esterco puro da galinha poedeira da Katayama Alimentos, que possibilita uma ótima compostagem e resulta em um fertilizante orgânico de alta qualidade, rico em matéria orgânica humificada essencial à nutrição das culturas agrícolas”, afirma Gilson Tadashi Katayama, Diretor Comercial do Grupo Katayama.

O fertilizante orgânico composta classe “A” fornece substâncias húmicas ao solo, aumentando sua agregação, porosidade, aeração e resistência contra erosão, além de melhorar os teores de macro e micronutrientes e ampliar a capacidade de retenção de água. A melhoria da qualidade dos solos e o aumento da produtividade das culturas traz inegáveis benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, atendendo o conceito de economia circular.

Estrutura de ponta

Com um investimento inicial de R$ 15 milhões, a Terra Nascente Fertilizantes, localizada em Guararapes (SP), conta com uma área de 26.400 m2 (para compostagem e armazenamento), totalmente coberta e pavimentada em concreto, preparada para operar todos os dias, independentemente das variações climáticas. A empresa investiu em tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, a exemplo do revolvedor de compostagem autopropelido europeu, que promove uma adequada e eficiente aeração da mistura orgânica (leiras).

Todo o processo de compostagem na Terra Nascente Fertilizantes é rastreado e controlado, desde a entrada dos insumos até a comercialização dos lotes dos fertilizantes, não ocorrendo geração de chorume, odores desagradáveis, atratividade de vetores e geração de gases de efeito estufa. A planta, registrada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Cetesb, tem capacidade para produzir 144 mil toneladas/ano de fertilizante orgânico.

A previsão para os próximos cinco anos é adicionar ao projeto uma estrutura de fabricação de fertilizante organomineral com um aporte de mais R$ 15 milhões.

Benefícios do fertilizante orgânico

os solos brasileiros em geral possuem baixos teores de matéria orgânica e são predominantemente ácidos de origem. Por isso, recomenda-se repor a matéria orgânica para aumentar a biodiversidade microbiana da terra. Desta forma, o uso do fertilizante orgânico tende a aumentar a produtividade e a longevidade da cultura, garantindo maior retorno econômico ao produtor rural, já que pode reduzir de 20 a 30% a necessidade de fertilização mineral.

O uso do fertilizante orgânico da Terra Nascente Fertilizantes é indicado para fertilização de plantio e cobertura/manutenção de culturas diversas, como cana-de-açúcar, algodão, grãos e café, além da fruticultura, horticultura e pastagens para pecuária. Acompanhada por um engenheiro agrônomo e técnicos especializados, sua aplicação é totalmente orientada e segura. O material orgânico sai de fábrica livre de patógenos, contaminantes inertes e sementes de plantas daninhas.

O produto é comercializado a granel (sem quantidade mínima) e transportado até a localidade do produtor rural. Em breve também estará disponível em embalagens para ser comercializado em diversos pontos de venda.

Perfil Terra Nascente Fertilizantes

A Terra Nascente Fertilizantes faz parte do Grupo Katayama, com quase 80 anos de história, que também atua nos segmentos avícola e de pecuária. Alinhada aos preceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental do Grupo Katayama, a Terra Nascente Fertilizantes foi fundada em 2019 com objetivo de promover a destinação correta do esterco das galinhas poedeiras da Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do país. Dispondo de uma estrutura de ponta, transforma o esterco em um fertilizante orgânico de alta qualidade, destinado à melhoria da qualidade dos solos e ao aumento da produtividade das culturas, inserindo-se no conceito de economia circular. Todo o processo de compostagem é rastreado e controlado, desde a entrada dos insumos até a comercialização dos lotes dos fertilizantes, não ocorrendo geração de chorume, odores desagradáveis, atratividade de vetores e geração de gases de efeito estufa. A planta, licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ocupa uma área coberta e pavimentada de 26.400 m2, com capacidade de produzir 144 mil toneladas/ano.

Segs, 27/08/2020