Culturas

Fertilizantes orgânicos podem facilitar o aproveitamento do nitrogênio

A prática é destinada especialmente aos produtores de hortaliças e frutíferas em sistemas orgânicos de produção, que geralmente são bastante dependentes do aporte de fontes nitrogenadas orgânicasUma pesquisa da Embrapa Agrobiologia identificou que a forma de fazer o manejo de fertilizantes orgânicos no solo pode fazer toda a diferença no aproveitamento do nitrogênio. 

O pesquisador Ednaldo Araújo estudou o uso de diferentes fertilizantes orgânicos e explica que, antes, a recomendação era incorporar o adubo no solo para não perder nitrogênio por volatilização de amônia. Mas agora, após os experimentos, a recomendação de incorporar o material ao solo passa a ser dependente do tipo de adubo disponível. A prática é destinada especialmente aos produtores de hortaliças e frutíferas em sistemas orgânicos de produção.  

Os testes realizados apontam que, no caso de adubos com alta concentração de nitrogênio, a incorporação no solo é fortemente recomendada, pois evita perda do nutriente em forma de amônia em cerca de 40% do total aplicado. Já no caso de adubos orgânicos com baixa disponibilidade de nitrogênio, como é o caso do esterco bovino e da biomassa de leguminosas, a incorporação no solo pode resultar em um custo desnecessário, pois a perda de nitrogênio por volatilização de amônia é baixa, o que permite que o material permaneça em cobertura. 

“Se considerarmos que o custo do saco de torta-de-mamona com 50 quilos seja de R$ 50, o custo do nitrogênio proveniente desse insumo será de R$ 20 por quilo. Com o aumento da eficiência de uso do nitrogênio, o custo de produção tende a reduzir, contribuindo para ganhos em toda a cadeia produtiva – dentro da porteira, com redução de custo, e fora dela, com redução do preço final para o consumidor”, aponta o pesquisador. 

Além disso, o uso racional de fertilizantes orgânicos minimiza o risco de contaminação dos recursos hídricos, além de favorecer a inserção de agricultores no sistema orgânico de produção. 

Canal Rural, 16/11/2020 

Fonte da Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo