Produção

PhosAgro registra aumento na produção de fertilizantes no 1º trimestre

A PhosAgro registrou um aumento na produção de fertilizantes minerais no 1º trimestre deste ano – de 1,2% para 2,3 milhôes de toneladas, suas vendas – de 5,2% para 2,5 milhôes de toneladas.

A PhosAgro iniciou com confiança o ano com um aumento anual de 10% nas vendas do segmento de fertilizantes à base de fosfato, principalmente devido à alta atividade de mercado e às vendas de estoques de fertilizantes. O acúmulo de estoques de produtos no 4º trimestre de 2018 deve-se ao enfraquecimento da demanda por fertilizantes na Europa devido a condições climáticas anormais nessa região. No entanto, graças à política flexível de vendas, a PhosAgro conseguiu redirecionar os fluxos de comércio para os mercados que oferecem os melhores preços. O mercado global de fertilizantes está atualmente relativamente equilibrado, por isso podemos confirmar com confiança a previsão de produção de fertilizantes para 2019, no valor de 9,4 milhões de toneladas ”, disse Andrey Guriev, CEO da PhosAgro.

Segundo ele, as vendas de fertilizantes minerais no 1º trimestre de 2019 aumentaram 5% no comparativo ano a ano, principalmente devido à venda de estoques acumulados nos últimos meses de 2018 e à demanda relativamente alta por produtos que contêm fósforo.

A recuperação da demanda sazonal e a rede de vendas própria desenvolvida pela PhosAgro, que inclui sete escritórios de vendas na Europa, nos permitiram manter o fornecimento de produtos de fosfato no mesmo nível e aumentar as vendas de ureia em 70%. O maior crescimento foi registrado na América do Norte, em que as vendas de fertilizantes fosfatados aumentaram em 25% em comparação com o cenário de expectativas de demanda sustentada dos produtores. O suprimento de fertilizantes à base de fosfato na América Latina aumentou em 10% em relação ao ano passado.

Na Rússia, as vendas de produtos contendo fosfato aumentaram em 14%, quando os agricultores locais começaram a se preparar para a temporada anterior à alta temporada nos mercados de exportação. Simultaneamente, as vendas de nitrato de amónio diminuíram 32% no 1º trimestre de 2019, o que se deve ao início antecipado da alta temporada no mercado russo, o principal mercado de vendas deste produto, no 4º trimestre de 2018.

“Como era esperado, os preços dos fertilizantes à base de fosfato diminuíram gradualmente durante o 1º trimestre, permanecendo, no entanto, ao nível do mesmo período do ano passado, o que provocou uma queda nos preços das matérias-primas. Na perspectiva do 2º trimestre de 2019, espera-se que a pressão sobre os preços dos fertilizantes fosfatados continue devido ao excesso de oferta no mercado dos EUA, como resultado das fortes inundações em março. Sob a influência deste fator e juntamente com uma forte rupia, a Índia começou a aumentar as importações de fosfato de diamônio no final do primeiro trimestre de 2019, acrescentou Andrey Guriev. – Nos próximos meses, a recuperação da demanda sazonal na América Latina e, especialmente no Brasil, será o principal fator de apoio ao mercado.

fertilizerdaily 29/04/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo