Produção

O projeto de potássio de Danakali pode ser um divisor de águas para a Eritreia

Um relatório das Nações Unidas divulgado no dia 06/02 afirma que o projeto de potássio Colluli da Danakali tem o potencial de impulsionar a economia da Eritréia, país que até dois meses atrás constava da lista de sanções da ONU.

O estudo independente, encomendado e financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), avalia uma ampla gama de dados econométricos e inclui resultados de conversas com funcionários do governo da Eritreia, instituições públicas relevantes e outras partes interessadas da Colluli.

Também sugere que Colluli, que fica perto do Mar Vermelho, perto da fronteira leste da Eritreia, poderia “significativamente” avançar a agenda de desenvolvimento sustentável do país do norte da África.

“Colluli é muito mais que um grande ativo de mineração. Não só tem excelente qualidade, tamanho, localização e simplicidade; os produtos da Colluli também ajudarão os agricultores e apoiarão a segurança alimentar na Eritréia, em toda a África e além” disse o presidente executivo, Seamus Cornelius, em um comunicado. “Nós apreciamos a magnitude da oportunidade e a responsabilidade que vem com o desenvolvimento de um ativo dessa importância.” O PNUD diz que o projeto de potássio Colluli tem o potencial de impulsionar significativamente a economia da Eritréia e avançar na agenda de desenvolvimento sustentável do país.

Na fase inicial de operação, a Colluli produziria mais de 425.000 toneladas por ano de sulfato de potássio (SOP), um tipo premium de fertilizante. A produção anual pode subir para quase 850.000 toneladas se a Danakali decidir prosseguir com uma segunda fase de desenvolvimento.

Geeska Afrika, 31/01/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo