Produção

Nova descoberta de alto grau no projeto de sulfato de potássio Lake Throssell

A Trigg Mining Ltd informou que deu mais um passo para confirmar o potencial de seu projeto de sulfato de potássio (SOP) Lake Throssell 100% de propriedade no oeste da Austrália, após receber resultados de ensaio altamente encorajadores do recente programa de perfuração rotativa de 26 furos.

Os resultados do programa de perfuração rotativa apoiado por helicóptero confirmaram a presença de um aquífero superficial de alto grau sobre uma área extensa, com litologias hospedeiras favoráveis.

O programa de perfuração compreendeu 26 furos perfurados a uma profundidade média de 6,5 m (máximo de 10 m), com um total de 77 amostras de salmoura coletadas em várias profundidades de fundo de poço.

As amostras coletadas cobrem a extensão da área de playa e retornaram teores de até 14.500 mg / l SOP (14,5 kg / m3), com um grau médio de 11.300 mg / l SOP. Esses resultados se comparam favoravelmente com a amostragem de trado manual rasa realizada no final de 2019, que retornou graus de até 14.800 mg / l – fornecendo mais evidências de que Lake Throssell é um projeto SOP de alto grau, potencialmente em grande escala.

Quando combinados com os resultados da pesquisa inicial com o trado manual, 90% do total de orifícios perfurados na superfície do lago playa até o momento relataram um teor máximo de SOP superior a 10.000 mg / l.

A química da salmoura também foi consistente com os resultados anteriores e exibiu características favoráveis para a concentração evaporativa solar e sais residuais mais baixos, com uma baixa relação Na: K e uma alta concentração de SO4. Os resultados também sugerem que o perfil de teor de potássio do fundo do poço permanece consistente dentro dos furos individuais.

Muitos dos buracos encontraram fortes fluxos de salmoura vistos em unidades com maior conteúdo de gesso e canais de areia siltosa. Camadas de gesso cristalino, variando em tamanho de grão de fino a grosso (≥10 mm), foram evidentes na maioria dos furos acima de ~ 5 m de profundidade (~ 80% dos furos perfurados), intercamados com argilas siltosas.

As camadas de gesso tinham até ~ 20 cm de espessura em alguns orifícios e eram frequentemente associadas a taxas de recarga de salmoura boas a muito boas. Depósitos de canais menores (areias e cascalhos) também foram identificados em três furos, com um furo (LTAG19) contendo um intervalo de areia suportado por argila / silte de pelo menos 1,3 m com seixos arredondados de até 30 mm de diâmetro.

Gesso cristalino e material de depósito de canal são conhecidos por terem alta porosidade e permeabilidade e têm o potencial de conter volumes significativos de salmoura com boas taxas de fluxo. Como parte do programa, dois orifícios foram projetados para testar as características da sequência sedimentar dentro das ilhas (LTAG04 e LTAG05), confirmando a falta de fluxo de salmoura nessas áreas.

A modelagem do aquífero superficial já começou e será combinada com os próximos resultados da pesquisa de gravidade de enchimento e o programa de perfuração de núcleo de ar planejado para atingir o aquífero basal potencialmente grande hospedado dentro do paleocanal interpretado para sustentar a estimativa inicial de Recursos Minerais do projeto – que será a segunda estimativa de recursos minerais da Trigg Mining desde a listagem no final do ano passado.

O Diretor Administrativo da Trigg Mining, Keren Paterson, disse: “Esses são resultados empolgantes que fortalecem nossa convicção de que temos uma oportunidade única diante de nós para delinear rapidamente um depósito de SOP de alta qualidade e alto grau em Lake Throssell até o final deste ano, fornecendo a base para criar um negócio sustentável e de longo prazo altamente voltado para um dos mercados de crescimento mais rápido do mundo. ”

“Também concluímos recentemente a pesquisa de gravidade in-fill, com os dados atualmente sendo processados. Isso nos dará uma imagem muito mais clara de todo o cortiço e nos ajudará a refinar os locais para o programa de núcleo aéreo que, sujeito ao recebimento das aprovações finais, esperamos começar ainda neste trimestre. Isso irá sustentar a estimativa de uma estimativa inicial de Recursos Minerais para o Lago Throssell.”

World Fertilizer, 10/08/2020

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo