Produção

Inauguração de fábrica de fertilizantes nitrogenados em Sergipe

Nesta segunda-feira (02), a Unigel, uma das maiores petroquímicas do país, realizou a inauguração da unidade de fertilizantes nitrogenados Unigel Agro Sergipe, antiga Fafen-SE. Desde maio, a fábrica já está produzindo amônia e ureia. A unidade possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. Assim, a Unigel se torna a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados, a expectativa é que a produção consiga suprir 20% da demanda nacional.

A fábrica de fertilizantes foi arrendada da Petrobras juntamente com a fábrica de fertilizantes de Camaçari, na Bahia, em processo concluído com a transmissão de posse das duas fábricas em agosto de 2020. Até o momento, a unidade de Sergipe já gerou 1500 empregos diretos e indiretos na região.

Com a entrada em operação das duas unidades, as fábricas poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano, o equivalente a um terço da produção de ureia na América Latina em 2019. Além disso, também terão a capacidade de produzir 925 mil toneladas de amônia por ano. Ele destacou ainda que a produção de amônia é um grande passo na integração da cadeia de valor, já que é matéria-prima para a produção de acrílico. Assim, a Unigel deixa de depender de importação para abastecer o próprio negócio.

Infonet, 02/08/2021

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo