Produção

Após retomada do suprimento de gás, duas usinas de ureia no Paquistão iniciaram a produção no dia 26

ISLAMABAD: O gabinete federal aprovou o fornecimento de gás natural liquefeito re-gaseificado (RLNG) a tarifas concessionais a duas plantas fechadas de fertilizantes a partir de 26 de julho nos próximos três meses para atender à demanda local de ureia. 

Funcionário do Ministério das Indústrias e Produção disse ao The News que esse acordo é de três meses, enquanto os pedidos de suas empresas para importação privada de GNL a taxas spot independentes do GNL do Catar estão sendo considerados. Como o preço do GNL reduziu para cerca de US $ 2 / mmbtu devido à demanda fraca e escasso armazenamento, esses fabricantes de ureia solicitaram ao governo que lhes permitisse importar GNL para suas plantas. 

Círculos oficiais disseram que o governo planejava sair gradualmente dos negócios de importação, enquanto os pedidos de licença para importações de GNL estão sendo considerados. Sob o novo código, gás natural comprimido, têxtil, fertilizantes e outros setores podem importar GNL, regaseificar e injetá-lo no sistema de gasodutos para fornecimento em todo o país. 

Uma parte privada que pretenda importar GNL terá que obter licença da Autoridade Reguladora de Petróleo e Gás e de outras autoridades relevantes. O governo também planeja aumentar o consumo de GNL nos setores de energia e fertilizantes para manter as operações tranquilas da cadeia de suprimentos de GNL, disse o funcionário. 

O Ministério das Indústrias e Produção direcionou ao SNGPL a retomada do fornecimento de gás à Agritech Ltd (anteriormente Pak-American Fertilizers Limited) e à FatimaFertSheikhupura, que permaneceram fechadas devido à indisponibilidade de matéria-prima desde dezembro de 2019. As empresas também foram informadas sobre isso decisão e solicitado a tomar providências até 26 de julho, o SNGPL retomará o fornecimento de gás para suas plantas. 

O fertilizante de Fátima possui 45 mmcfd de demanda de gás, com capacidade de produção de fertilizantes de 2800 toneladas / dia, incluindo 300 toneladas de ureia por dia. A exigência de gás da Agritech é de 28,5 mmcfd e pode produzir ureia de 1200 a 1300 toneladas / dia. 

O Ministério das Indústrias e Produção estimou que nos próximos meses, a demanda de ureia aumentará, já que o recentemente anunciado pacote agrícola de bilhões de bilhões de dólares que subsidia fertilizantes, sementes, defensivos e tratores para os agricultores aumentará a demanda por fertilizantes. Sob o pacote, um subsídio de cerca de US $ 37 bilhões seria oferecido aos agricultores na compra de fertilizantes. Isso incluiria subsídios de Rs925 por sacola de fosfato de amônio e outros fertilizantes fosfáticos e Rs243 por sacola em ureia e outros fertilizantes nitrogenados. 

O RLNG seria fornecido a essas plantas a Rs756 / mmbtu. Isso envolveria a participação do governo em Rs 959 milhões, muito menos do que a receita gasta anteriormente no uso dessas plantas para produzir o fertilizante de ureia para encobrir a escassez. 

Essas usinas iniciarão suas operações de produção de ureia a partir de 26 de julho. Espera-se que o estoque de ureia fique abaixo do nível de estoque-tampão de 200.000 toneladas em dezembro e janeiro e fevereiro do próximo ano, de acordo com o Centro Nacional de Desenvolvimento de Fertilizantes. 

The News, 24/07/2020 

Fonte da Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo