MercadoNovas Tecnologias

Composteira caseira elimina a necessidade de fertilizantes na plantação

O designer industrial Seung il Kim desenvolveu o Eco-Drop – uma ferramenta de jardinagem, amiga do meio ambiente, que irá responder todas as nossas necessidades de jardinagem sem prejudicar o ambiente.
O conceito oferece uma maneira sustentável de nutrirmos nossas plantas e reduzir a poluição do solo e da água. Esta ferramenta evita que o desperdício de alimento vá parar em aterros sanitários além de abolir a necessidade do uso de fertilizantes químicos, que são conhecidos por serem contaminantes da água e, portanto, prejudicial ao ambiente.
O Eco-Drop nada mais é do que uma composteira caseira mais moderna. Nela, você despeja os materiais orgânicos (restos de comida) da sua casa. A proporção é sempre 2:1, ou seja, duas partes de material úmido (restos de alimentos) para uma parte de material seco (serragem, por exemplo). Na câmara principal também estarão presentes algumas minhocas que facilitarão o processo de decomposição deste material orgânico.
Durante este processo, será formado um líquido – o chorume, e ao contrário do que as pessoas pensam este não é contaminante e o melhor, serve como biofertilizante.
O design permite que você faça uso do líquido de forma limpa e fácil. O material é recolhido em um recipiente, na parte inferior da composteira, que é posteriormente instalado no regador automático.
Durante o processo de rega, as plantas receberão o fertilizante natural e ficarão muito mais bonitas e fortes.
Quando fazemos plantios, fertilizantes são um dos itens básicos usados para fazer com que as plantas cresçam de maneira saudável. Inseticida é outro item que as pessoas acabam usando, porque mantém os insetos e as pragas longe da plantação. Estes dois componentes são conhecidos por terem ingredientes químicos prejudiciais ao meio ambiente.
Uma das principais fontes de contaminação das águas subterrâneas são os efeitos de longa duração destes produtos; que não são usados somente na agricultura, mas também em jardins de casas. O que muitas pessoas não sabem é que o escoamento desta água “contaminada” polui rios, oceanos, águas subterrâneas, que são também nossa fonte de água.
Os fertilizantes alteram o equilíbrio natural desses habitats e podem causar resultados devastadores. O biofertilizante é um produto natural, que não afetará o ecossistema da mesma forma.

Revista Exame, 19/12/2011