Novas Tecnologias

Aplicativo transforma celular em monitor de fertilizantes

Um novo aplicativo desenvolvido para a agricultura consegue transformar o celular em um monitor de fertilizantes. Através do monitoramento por satélite, o telefone identifica áreas de baixa produtividade e faz aplicações variáveis.

A tecnologia é um aliado da produção agrícola e na fertilização das lavouras há um nicho para o seu desenvolvimento. A Yara lançou a versão móvel de sua ferramenta “Atfarm”. Graças a essa novidade, o telefone pode ser usado como monitor de fertilização. Desta forma, os produtores agrícolas podem identificar áreas de baixa produtividade em seu campo com monitoramento de culturas por satélite e executar aplicações variáveis de nitrogênio com um fertilizante sem a capacidade de ler prescrições em monitores.

Através deste avanço, os usuários acessam novas imagens de satélite de seus lotes a cada 3 a 5 dias e um histórico de dois anos. As imagens são analisadas com o índice de biomassa N-Sensor, também desenvolvido pela Yara, bem como com as leituras do NDVI, permitindo monitorar o estado das lavouras e planejar a melhor estratégia nutricional.

A novidade é que o aplicativo oferece a possibilidade de adubar com precisão, variando a velocidade do trator, ajustando assim a dose em cada parte do lote. Além disso, como alterar a dose manualmente na exibição de monitores que não têm a capacidade de ler prescrições, como é comum em pulverizadores.

De acordo com os cientistas, a tecnologia melhora e otimiza a produção e o uso de insumos, reduz os impactos negativos no meio ambiente, aumenta a produtividade da lavoura e ajuda a aumentar a renda do produtor com o incremento da qualidade da produção agrícola.

Agrolink, 28/08/2019

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo