Negócios

YPFB assina acordo com Mato Grosso para exportação de ureia

A Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assinou hoje na cidade de Santa Cruz, um acordo comercial com o Estado de Mato Grosso, Brasil, para exportar 20 mil toneladas de ureia anualmente, além do memorando de entendimento para aprofundamento energético com o estado de Mato Grosso.

O estado do Mato Grosso é considerado o que mais cresce no Brasil. Em 2018 alcançou mais de 74 bilhões de dólares em seu Produto Interno Bruto (PIB) e tornou-se um cliente de grande importância para o consumo de fertilizantes: 6 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, dos quais 1,5 milhão toneladas são de ureia.

O memorando entre YPFB Plurinacional e a República Federativa do Brasil, representado pelo governador Mauro Mendes, foi assinado pelo presidente da YPFB, Óscar Barriga, e o gerente da Ameropa AG, Rodrigo Miranda.

O acordo tem como objetivo gerar ações necessárias para que a YPFB possa comercializar gás natural e gás liquefeito de petróleo no Estado de Mato Grosso e permitem estudar o desenvolvimento de infraestrutura, construção e operação de redes de gás doméstico pela YPFB e participar de projetos de energia elétrica, consolidando o país como o centro de energia do Cone Sul.

LosTiempos 31/05/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo