Negócios

Sirius Minerals assegura contrato de distribuição de fertilizantes para Europa

“As ações da Sirius Minerals (LON: SXX), empresa britânica construindo uma enorme mina de fertilizantes sob um parque nacional, saltaram na quinta-feira depois de anunciar a assinatura de um contrato de fornecimento e distribuição de dez anos na Europa.

O acordo com a BayWa Agri Supply & Trade, prevê que o agronegócio alemão compre até 2,5 milhões de toneladas por ano de polihalita, uma forma de potássio que é usada em fertilizantes. Espera-se que esse montante aumente após cinco anos.

A Sirius disse que o contrato fornecerá o preço mais altos de todos os contratos de fornecimento pela empresa assinados em todo o mundo, que agora somam mais de 10 milhões de toneladas por ano.

A mina de Sirius Woodsmith gerará uma quantidade inicial de 10 milhões de toneladas por ano de polihalita.

“”O mercado europeu de fertilizantes é altamente avançado e o segundo maior do mundo, atrás da China””, disse o diretor e diretor executivo da Sirius, Chris Fraser, em comunicado. “Estamos muito satisfeitos por nos associarmos a um das principais empresas do setor para distribuir nosso produto POLY4 neste importante mercado”.

A notícia chega quando a mineradora busca levantar US$ 3 bilhões para concluir a construção de seu projeto de fertilizantes em Woodsmith, em North Yorkshire.

A Sirius já levantou US $ 1,4 bilhão de investidores, incluindo US$ 250 milhões da mulher mais rica da Austrália, a magnata da mineração Gina Rinehart, mas tem lutado para garantir um empréstimo apoiado pelo governo do Reino Unido.

A mina de Woodsmith, posicionada para ser uma das maiores do mundo em termos de quantidade de recursos extraídos, deverá gerar 10 milhões de toneladas por ano de polihalita. Esse número duplicará quando atingir a capacidade total até 2024.

A operação envolve afundar dois poços de 1,5 km abaixo de um parque nacional nos Mouros de North York e deverá criar cerca de 1.800 empregos durante a construção, além de 1.000 vagas permanentes quando for inaugurado, em maio de 2021.

O minério será extraído através dos dois poços de minas e transportado para Teesside na maior esteira subterrânea do mundo através de um túnel subterrâneo de 37 km. Em seguida, ele será granulado em uma instalação de manuseio de materiais, com a maioria sendo exportada para mercados externos.”

mining 25/4/2019

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo