Negócios

Projeto visa a redução da dependência externa de fertilizantes no Brasil

Oportunidades de diminuir a alta dependência externa de fertilizantes foram apresentadas pelo Ministério de Minas e Energia, através do Serviço Geológico do Brasil, com objetivo de suprir a demanda crescente de produção de alimentos. O potássio é um dos minérios mais importantes para a indústria de fertilizantes. 

Serviço Geológico do Brasil, finalizou o Informe Avaliação do Potencial de Potássio no Brasil – Área Bacia do Amazonas, setor Centro ­Oeste, Estado do Amazonas e Pará. O estudo identifica na Bacia do Amazonas novas ocorrências e amplia em 70% a potencialidade sobre depósitos de sais de potássio, ou silvinita 

De acordo com o estudo, atualmente, é possível afirmar a existência de depósitos em Nova Olinda do Norte, Autazes e Itacoatiara, com reservas em torno de 3,2 bilhões de toneladas de minério, além de ocorrências em Silves, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Faro, Nhamundá e Juruti. Na região de Autazes, o minério pode ser encontrado a profundidades entre 650m a 850m, com teor de 30,7% KCl. Em Nova Olinda, a profundidade varia em torno de 980m e até 1200m, com teor médio de 32,59% KCl. 

Segundo Marcio Remédio (diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB/CPRM), “A expectativa é que ao reduzir a importação de fertilizantes, o insumo torne-se mais barato e acessível, eliminando custos de transporte e logística”, afirmou. 

Cabe ressaltar a questão da soberania nacional. Neste ano, o mercado do potássio entrou em alerta devido à crise política em Belarus, maior fornecedor mundial da commodity, levando ao aumento de preços e preocupação com o fornecimento do insumo. 

Para Esteves Pedro Colnago (diretor presidente do SGB/CPRM), a maior finalidade se dá em impulsionar o descobrimento de novas jazidas como o fosfato e o potássio, através de projetos de prospecção, a fim de atender a projeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do aumento de aproximadamente 27% da produção de grãos no Brasil, na próxima década.  

– Jornal Cana, 25/01/2021 

– Fonte de imagem: freepik

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo