Negócios

Plano Nacional de Fertilizantes é elaborado nesta segunda-feira (25)

Plano Nacional de Fertilizantes é elaborado nesta segunda-feira (25)

Foi divulgado (25/01/2021) o Decreto 10. 605 que visa a criação do grupo de trabalho interministerial responsável pela elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes, que tem o objetivo de aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, além de reduzir a dependência dos produtos importados e ampliar a competitividade do agronegócio no mercado internacional. 

Um estudo feito pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás demonstra que fertilizantes e defensivos compõem praticamente metade dos custos de produção da soja, por exemplo. 

O grupo é formado por representantes da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Casa Civil e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Economia, Infraestrutura, Minas e Energia, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovações, além da Embrapa, Gabinete de Segurança Institucional e Advocacia-Geral da União. A secretaria executiva ficará a cargo da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.  

Os encontros serão realizados presencialmente ou via videoconferência a cada 15 dias e o grupo deve durar 120 dias a partir da primeira reunião. O prazo pode ser prorrogado pelo mesmo período. Ao final do prazo, o Plano Nacional de Fertilizantes será encaminhado ao Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. 

– Notícias Agrícolas,26/01/2021  

– Fonte de imagem: pexels