Negócios

Petrobras e Vale fecham acordo no campo de Carmópolis em Sergipe

ACORDO

A Petrobras e a Vale fecharam um acordo sobre como tornar compatível a exploração de potássio com a existência de petróleo na mesma localidade. O acordo entre Petrobras e Vale, no município de Carmópolis, em Sergipe, para que a mineradora explore potássio em uma região que também possui petróleo da estatal, prevê que uma parte das reservas seja isolada, sem que nenhuma das companhias pratiquem suas atividades. O prazo para que a mineradora desenvolva o projeto Carnalita como foi chamado terá uma prazo de 30 anos.

RIQUEZA

O local abriga o campo de Carmópolis, um dos maiores campos de petróleo do país em terra. A área é considerada complicada, porque petróleo e potássio praticamente juntos, representam apenas 10 por cento de toda a região cedida a Vale para a exploração de potássio. Segundo a ANP, Carmópolis teve um dos três campos terrestres com maior produção em dezembro de 2011. Em respostas enviadas para o NN, a assessoria de imprensa da prefeitura de Carmopólis, disse que, a importância da cidade em ter uma riqueza natural que atrai empresas é consequentemente a geração de empregos e acúmulo de renda. Esses três setores da economia estão em ascensão na terra do Ouro Negro.

EMPREGOS

Segundo a nota, A Petrobras hoje em Carmópolis atende a uma demanda surpreendente de terceirizadas que geram empregos diretos e indiretos. A indústria petrolífera é a grande responsável pela geração de mais ou menos 6000 empregos, já neste ano. A Prefeitura Municipal de Carmópolis criou em 2009, a Secretaria de Trabalho e Juventude. O objetivo é criar condições de qualificação de jovens e adultos para que o emprego seja direcionado ao carmopolitano. Com isso, cursos relacionados à área, já estão sendo implantados no município. Outra grande mudança é a construção em parceria com os Governos Estadual e Federal de uma Escola Técnica, prevista para ser entregue em 2013.

ECONOMIA

Com o novo projeto, a produção de potássio em Sergipe poderá mais que triplicar. A exploração de carnalita, a uma profundidade de 1,2 mil metros, tem capacidade prevista de 2,2 milhões de t anuais. Atualmente, o país importa grande parte de suas necessidades de potássio, insumo de fertilizante, produto altamente demandado no Brasil, uma potência agrícola. Carmópolis é uma cidade em crescimento e atrai famílias de toda a região e de outros estados, o que fez o comércio crescer 20% nos últimos dois anos.Também está em crescimento a agricultura e pecuária. Outro impulso dado para a economia da Carmópolis são os benefícios que os royalties trazem para a cidade. Hoje Carmópolis é uma das cidades com a maior transferência de renda para os mais carentes.

A Mídia do Petróleo, 29/02/2012

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo