Negócios

Brunei vende participação no JPMC para duas empresas indianas

De acordo com a Reuters, a Brunei, que é a maior acionista da Jordan Phosphate Mines Co. (JPMC), chegou a um acordo para vender uma participação de 37% na empresa para os dois maiores importadores e produtores de fertilizantes da Índia.

A Indian Potash Ltd e a Kisan International Trading FZE – uma subsidiária da Indian Farmer Fertilizer Cooperative (IFFCO) – teriam comprado a participação na JPMC da Kamil Holdings Ltd, de propriedade da Brunei Investment Agency. Segundo a Reuters, a transação vale aproximadamente US $ 130 milhões. A Potash Corp. e a Mitsubishi também estavam concorrendo para comprar a participação do produtor de fosfato, que produz até 7 milhões de toneladas de rocha fosfática. 

A Reuters disse que o Brunei inicialmente comprou a participação da Jordânia em 2006. Na época, o país estava procurando atrair investimentos estrangeiros em um esquema de privatização guiado pelo FMI para vender participações em empresas estatais importantes. O acordo da Brunei tinha como objetivo fornecer à empresa uma base financeira mais sólida, mas depois foi criticado pelo Parlamento da Jordânia por alegação de corrupção, parte de uma reação contra a privatização e o nacionalismo econômico que era aparente no país.

Segundo a Reuters, a Brunei tem tentado se desfazer de sua participação na empresa desde que o ex-CEO Walid Kurdi (parente da família real que fugiu do país em 2012) foi condenado a 22 anos de prisão  sob acusação de apropriação indébita de milhões de dólares. Jordan afirmou recentemente que desejava comprar as ações de volta, embora os planos para retomar o controle de algumas das principais empresas, como o JPMC, nunca se materializassem.

Fonte: World Fertilizer (29/05/2018)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo