Negócios

BHP diz que a mina de potássio Jansen ‘continua sendo uma opção atraente’

A BHP admitiu na terça-feira a investidores institucionais que “investiu excessivamente” em seu projeto de potássio de Jansen, em Saskatchewan, onde a gigante anglo-australiana já gastou US $ 2,7 bilhões em quase seis anos.

Em uma conferência de mineração e metais do BofA Merrill Lynch realizada em Barcelona, o CEO Andrew Mackenzie disse que o “pensamento em torno do escopo inicial do projeto evoluiu”:

“No entanto, a Jansen continua sendo uma opção atraente para a BHP, dado seu ajuste estratégico, métricas de risco-retorno e a opção de longo prazo que o investimento inicial criaria”.

Dois poços foram afundados na Jansen, mas a BHP terá que investir outros US $ 5,3 – US $ 5,7 bilhões para concluir a construção da primeira fase da mina, que a empresa disse que levaria menos de cinco anos para ser concluída. A BHP disse no passado que consideraria vender uma participação na Jansen para compartilhar capital e risco.

A BHP diz que pode produzir potássio por cerca de US $ 100 a tonelada na mina. Os preços do nutriente agrícola no porto de Vancouver aumentaram para US $ 265 a tonelada, de US $ 215 há um ano. Isso se compara a cerca de US $ 400 a tonelada quando a Jansen foi concebida e registrou alta de mais de uma década atrás de US $ 870 por tonelada.

O depósito pode acomodar outras três fases – US $ 4 bilhões por fase – que elevariam a capacidade anual para mais de 16 milhões de toneladas por ano, melhorando consideravelmente a economia do projeto.

A BHP está ansiosa para entrar no mercado de potássio em Saskatchewan, diversificando sua base de ativos concentrada em torno de minério de ferro e cobre desde a alienação de seus ativos de petróleo nos EUA há um ano.

Em 2010, o Canadá impediu a oferta hostil da BHP de 40 bilhões de dólares pela Potash Corp (agora Nutrien após a fusão com a Agrium), argumentando que as minas da empresa são ativos nacionais estratégicos.

Mining 14/05/2019

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo