Negócios

Arianne Phosphate assina MoU com Sinoconst para projeto em Quebec

A empresa de mineração de fosfato em fase de desenvolvimento Arianne Phosphate assinou um memorando de entendimento (MoU, em inglês) com a estatal chinesa Sinoconst, relativa ao desenvolvimento do projeto Lac-à-Paul, na região de Saguenay-Lac-Saint-Jean, em Quebec. As partes concordaram em trabalhar para um acordo definitivo, que incluiria o financiamento integral do projeto, disse Arianne na terça-feira.

Em contrapartida, Sinoconst avançaria os esforços para garantir o apoio ao pacote de financiamento sob o MoU.

Arianne disse que a participação de Sinoconst no desenvolvimento de Lac-à-Paul estava vinculada a compromissos finais de financiamento de projetos.

“A China costumava ser autossuficiente em fosfato, mas muitos analistas da indústria agora veem o déficit de concentrado de rocha fosfática, juntando-se a Índia, outro país de mais de um bilhão de pessoas. Arianne acredita que a conclusão de acordos de financiamento definitivos seria mutuamente benéfica, permitiria à Arianne o financiamento necessário para desenvolver a sua mina e permitir à China, através da Sinoconst, uma oportunidade de acesso a concentrado de fosfato de alta qualidade. A intenção agora é que ambas as partes cheguem a um acordo totalmente vinculativo. O Memorando de entendimento, vincularia diretamente a participação da Sinoconst no desenvolvimento do projeto à sua capacidade de fornecer o financiamento necessário ao projeto que, acreditamos, será apoiado por discussões offtake; uma estrutura frequentemente vista no envolvimento chinês em grandes projetos de mineração”, disse Brian Ferguson, CEO da Arianne Phosphate.

Ele acrescentou que as discussões com a Sinoconst devem acelerar as discussões contínuas da empresa com outros fornecedores potenciais, compradores e parceiros financeiros.

Arianne observou que, durante os últimos 60 anos desde a sua criação, a Sinoconst esteve envolvida em centenas de projetos em 40 países separados em diferentes setores, incluindo mineração e agricultura. Além do envolvimento em muitos projetos de desenvolvimento global, a Sinoconst estabeleceu relações de cooperação estratégica aprofundada com muitas instituições financeiras de grande porte que podem ajudar no financiamento desses grandes empreendimentos.

Miningweekly 05/06/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo