Negócios

Adnoc e OCI em Conversações para Combinar Ativos de Fertilizantes do Oriente Médio

A Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc) e a produtora holandesa de produtos químicos OCI NV estão em negociações avançadas para combinar seus negócios de fertilizantes no Oriente Médio, segundo fontes ligada às negociações.

Um acordo entre a empresa estatal de energia e a OCI pode ser anunciado nos próximos dias, disseram as fontes, pedindo para não serem identificadas porque a informação é privada.

A Adnoc vem expandindo suas operações de downstream e trazendo parceiros para negócios, incluindo sua rede de dutos e unidade de refino. A empresa também listou sua unidade de distribuição e concordou, em outubro, vender uma participação de 5% de seus negócios de perfuração de US$ 11 bilhões para a Baker Hughes.

O emirado de Abu Dhabi, que abriga cerca de 6% das reservas de petróleo do mundo, vem buscando diversificar sua economia dependente do petróleo. A potencial parceria com a OCI, dirigida pelo bilionário egípcio Nassef Sawiris, acontece quando a indústria de fertilizantes começa a se recuperar depois que um surto de expansão das fábricas inundou o mercado com novas ofertas.

Qualquer transação aumentaria para US $ 122 bilhões em negócios relacionados a produtos químicos anunciados este ano, segundo dados compilados pela Bloomberg. Nenhum acordo final foi alcançado e as negociações ainda podem desmoronar, disseram as fontes.

As ações da OCI subiram 36% no pregão de Amsterdã neste ano, dando-lhe um valor de mercado de 5,1 bilhões de euros (US$ 5,7 bilhões). Um porta-voz da Adnoc não comentou o assunto, enquanto um representante da OCI não respondeu os contatos (e-mail e telefonema).

Sobre as empresas:

A Adnoc Fertilizers foi criada em 1980 para produzir ureia para uso agrícola. A empresa vende seus produtos para os mercados local/internacional, incluindo o subcontinente indiano, os EUA, a América Latina, a Austrália e a Europa. A gigante francesa de energia Total SA detém uma participação de 33% na Adnoc Fertilizers, de acordo com seu site.

A OCI possui uma fábrica no Egito com capacidade de produção de 1,65 milhões de toneladas métricas de ureia granulada por ano, de acordo com seu último relatório anual. Ela também possui participação de 60% em outro complexo de produção egípcio que produz amônia anidra, bem como um braço comercial nos Emirados Árabes Unidos. O empreendimento de fertilizantes da OCI na Argélia pode produzir cerca de 1,6 milhões de toneladas de amônia anidra bruta e 1,26 milhões de toneladas de ureia granular por ano.

A CF Industries Holdings Inc. abandonou um plano de compra do negócio de fertilizantes nitrogenados da OCI em 2016, depois que novas diretrizes norte-americanas restringiram sua capacidade de usar o acordo para mudar sua sede para um local mais favorável aos impostos, a conhecida inversão fiscal.

A OCI manteve conversações no início do ano sobre uma possível venda de seus ativos de metanol para a Saudi Basic Industries Corp. em um acordo que poderia ter valorizado os negócios em até US $ 4 bilhões, informou a Bloomberg News em março. O maior acionista da empresa holandesa é Sawiris, que é a pessoa mais rica do Egito, com uma fortuna estimada em US $ 6,7 bilhões, segundo o Bloomberg Billionaires Index.

Bloomberg 14/06/2019