Mercado

Venda de misturadoras de fertilizantes segue em nível recorde

As entregas das misturadoras de fertilizantes às revendas espalhadas pelo país confirmaram as expectativas e mantiveram-se em patamares recordes em outubro. Segundo levantamento da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o volume total chegou a 3,4 milhões de toneladas, 0,3% mais que no mesmo mês de 2010.
Fontes do segmento consultadas nas últimas semanas disseram que a demanda por parte de produtores de grãos continuava forte, por conta da sazonalidade agrícola normal. Mas o plantio da safra de verão, ainda em curso, estimulava as compras, e os planos para a safra de inverno, principalmente de milho, também engordava as entregas. Cana e café apresentavam demanda crescente e colaboravam para o movimento observado.
Com entregas mensais novamente aquecidas, o volume acumulado entre janeiro e outubro atingiu 23,9 milhões de toneladas, incremento de 19,1% na comparação com igual intervalo de 2010. Dado como certo há meses, o recorde anual previsto para 2011, com isso, está praticamente garantido. As estimativas rondam 26 milhões de toneladas, ante as 24,5 milhões do ano passado.
As importações de fertilizantes intermediários, como de costume, são o principal sustentáculo das misturadoras — empresas que produzem os adubos finais comprados pelos agricultores. Em outubro, segundo a Anda, alcançaram 2 milhões de toneladas, 10,1% acima do mesmo mês de 2010, e de janeiro a outubro foram a quase 17 milhões, crescimento de 35,3%.
Ou seja, nos primeiros dez meses de 2011 os nutrientes importados representaram mais de 70% das entregas, levemente acima da média histórica. A produção nacional, de 934 mil toneladas em outubro e de 8,2 milhões de toneladas de janeiro a outubro, responderam pela fatia restante.
Já as exportações de nutrientes e adubos acabados, prejudicadas pelas mesmas oscilações cambiais que beneficiam as importações, totalizaram 43,9 mil toneladas em outubro e 549,1 mil nos primeiros dez meses do ano. O volume acumulado foi 12,7% menor ao de igual intervalo de 2010, de acordo com as estatísticas da Anda.

Valor Econômico, 23/11/2011

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo