Mercado

Vale conclui aquisição de ações da Vale Fertilizantes

A Vale concluiu o resgate de 5.314.386 de ações de minoritários remanescentes em circulação, entre ordinárias e preferenciais, que representavam 0,94 por cento do total das ações da Vale Fertilizantes, informou a companhia em comunicado ao mercado nesta terça-feira (24).
Desta forma, a Vale passará a deter, através de controladas, 100 por cento do total de ações ordinárias e preferenciais da Vale Fertilizantes.
“A conclusão da aquisição da Vale Fertilizantes está em linha com a estratégia de transformação da Vale num dos líderes globais na indústria de fertilizantes”, disse a companhia.
De acordo com o documento, o valor da ação para o resgate ficou em 25 reais, acrescido de juros calculados com base na taxa Selic, contados da data de liquidação da OPA, em 15 de dezembro de 2011. A data prevista para o pagamento será 26 de janeiro.
A mineradora Vale concluiu a oferta pública para aquisição de ações da Vale Fertilizantes em 12 de dezembro, por 2,078 bilhões de reais, como parte do cancelamento do registro de companhia aberta.
Na ocasião, a maior produtora de minério de ferro do mundo havia comprado o equivalente a 83,9 por cento das ações ordinárias e 0,1 por cento das preferenciais em circulação.

Reuters, 24/01/2012

Mercado

Vale conclui aquisição de ações da Vale Fertilizantes

A Vale, através de sua subsidiária integral Mineração Naque, concluiu o leilão de oferta pública para a aquisição (OPA) das ações de emissão da Vale Fertilizantes em circulação no mercado.
“A Vale obteve sucesso uma vez que mais de 2/3 das ações de emissão da Vale Fertilizantes em circulação dos acionistas que se habilitaram para o leilão aceitaram o cancelamento do registro da Vale Fertilizantes como companhia aberta”, afirmou a mineradora em comunicado.
Como resultado da operação, a Vale adquiriu 211.014 ações ordinárias e 82.919.456 ações preferenciais de emissão da Vale Fertilizantes, representativas de 83,8% das ações ordinárias e 94,0% das ações preferenciais da companhia em circulação no mercado.
As ações, tanto ordinárias quanto preferenciais, foram adquiridas pelo preço unitário de R$ 25,00, totalizando um valor de R$ 2,078 bilhões.
A liquidação da transação ocorrerá em 15 de dezembro de 2011, de acordo com as regras da BM&FBovespa.
Dessa forma, a Vale passa a deter, através da Naque, 99,99% do total de ações ordinárias e 98,09% do total de ações preferenciais da Vale Fertilizantes.
Como remanesceram em circulação menos de 5% do total das ações de emissão da Vale Fertilizantes, será convocada nos próximos dias Assembléia Geral de acionistas para deliberar sobre o resgate dessas ações.

Brasil Econômico, 13/12/2011