TSP tem custo competitivo em relação ao MAP
No ano de 2020, a quantidade importada de TSP ultrapassou a média nos meses de março, abril e novembro. Em novembro, o volume importado foi o maior do ano, com a entrada de 102 mil toneladas, a um preço médio de CFR US$ 245/t.
A importação do TSP teve um aumento significativo em março. O volume importado foi 50% superior em relação ao observado em fevereiro. De abril a novembro, todo o volume entregue aos portos foi superior a 70 mil toneladas.
O volume importado de MAP teve queda de 51% no mês de fevereiro quando comparado a janeiro. Porém, o volume importado do insumo oscilou muito forte ao decorrer do ano de 2020, variando entre quedas bruscas e aumento significativos até o mês de setembro. A partir de outubro, a importação de MAP se manteve em queda, com 140 mil toneladas a menos.
Tendo em vista que o custo do ponto de P do super triplo se encontrava bem mais competitivo em relação ao MAP, sendo em média 17% menor no mês de novembro, alguns produtores optaram por substituir o MAP pelo TSP.
No decorrer de 2020, o preço do super triplo manteve-se em queda, atingindo seu menor valor do ano entre agosto e setembro: CFR US$ 236. Após o mês de setembro, o TSP voltou a subir. A média do custo do ponto de P para o TSP é de US$ 5,49.
Já o MAP apresentou queda nos preços até o mês de abril, chegando a custar menos de CFR US$ 300. No mês de novembro, atingiu o preço mais alto do ano chegando a custar CFR US$ 344. A variação do ponto de P para o TSP é de US$ 5,93.
Equipe Globalfert, 22/12/2020
Fonte da Imagem: Freepik