Mercado

Setor produtivo de MT busca soluções para aumento de impostos

Até a próxima sexta-feira (27-01), o setor produtivo de Mato Grosso terá uma resposta do governador do Estado, Silval Barbosa, sobre as medidas que serão adotadas para minimizar os aumentos de impostos e obrigações que incidem direta e indiretamente no segmento. Decisão ficou acordada após reunião realizada nessa segunda-feira (23-01) com representantes dos setores agropecuário e industrial de Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as alterações na política tributária do Estado oneram em R$ 1,1 bilhão as atividades agrícola, pecuária e industrial.
“Nós sentimos boa vontade por parte do governador e esperamos que até sexta-feira esta situação seja resolvida. Nós não podemos arcar com mais aumentos de carga tributária. O que podemos concordar é que esses impostos sejam arrecadados para trazer benefícios aos cidadãos, como estradas, benfeitorias”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
Após a reunião, foi formado um grupo de trabalho que ficará responsável em avaliar setorialmente os efeitos dos decretos e portarias publicados em 2011 e que elevaram as taxas e impostos que insidem nos custos de produção do agronegócio e da indústria mato-grossenses. Um deles, segundo Rui Prado, impacta diretamente sobre o preço do fertilizante, responsável por aproximadamente 25% do custo de produção de uma lavoura. “”O decreto 854 que taxou os fertilizantes em 8,4% gera um impacto de R$ 360 milhões no bolso dos produtores””, exemplificou Prado.
Participaram da reunião representantes da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), OCB/MT (Sindicato e Organização de Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso) e Sindmat (Sindicato de Transportadoras do Estado de Mato Grosso).

Famato, 24/01/2012

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo