Mercado

As atividades de mineração em Gamsberg foram suspensas após acidente geotécnico

As atividades de mineração em Gamsberg foram suspensas após acidente geotécnico

Uma unidade da Vedanta Limiteda Vedanta Zinc International (VZI), suspendeu todas as atividades relacionadas à mineração em sua mina a céu aberto de Gamsberg na província do Cabo Setentrional da África do Sul após uma falha geotécnica que prendeu 10 funcionários na madrugada de 17 de novembro. 

A empresa afirmou que a falha geotécnica ocorreu na manhã de terça-feira (17/11), na porção oeste da Cava Sul da mina. Havia 10 funcionários presos no fundo do Poço Sul, e oito foram resgatados com segurança, disse a empresa, acrescentando que uma missão de busca e resgate foi implantada para resgatar todos os presos. 

Todas as atividades relacionadas à mineração na Mina de Gamsberg foram suspensas, destacando que o Departamento de Recursos Minerais e Energia (DMRE) foi informado sobre o incidente. Os inspetores de minas da DMRE para o Cabo Setentrional se juntaram a representantes da administração e do sindicato para uma inspeção in-loco na mina de Gamsberg 

Em outubro, a VZI disse que as reservas e recursos minerais totais em seus depósitos na África do Sul aumentaram 17no ano encerrado em 31 de março, após uma campanha de exploração de três anos. 

A empresa diz que as reservas minerais também foram maiores devido à conclusão do estudo de expansão de Gamsberg Fase II do grupo, que visa expandir as 250.000 toneladas anuais de mina e fundição no Cabo Norte da África do Sul para até 600.000 toneladas anuais.  

A primeira fase de investimentos totalizou cerca de £ 301 milhões, acrescenta a empresa. 

Após o acidente e a suspensão das operações na mina Gambserg, os preços do zinco atingiram a maior alta em 18 meses. O abastecimento da mina ao mercado de zinco já está apertado devido às restrições impostas para ajudar a desacelerar a disseminação da COVID-19. 

O zinco de referência na Bolsa de Metais de Londres subiu 2%, para US $ 2.743,50 a tonelada, na quarta-feira, após atingir US $ 2.770 – o maior valor desde maio de 2019. às 12h15, horário local 

Os preços do metal, que é usado para galvanizar o aço, subiram mais de 60 por cento em relação à baixa de março, enquanto a atividade industrial da China se recupera de uma queda devido aos fechamentos impostos pela pandemia. 

Mining, 20/11/2020