Mercado

Agricultores familiares recebem sementes e fertilizantes

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), realiza durante todo o dia de hoje a entrega de insumos e a assinatura de convênios para o Programa Lavoura Comunitária. Serão distribuídas 70 mil sacas de fertilizantes e 15 mil sacas de sementes de arroz para agricultores familiares de 112 entidades e 86 prefeituras goianas associadas ao programa.
De acordo com o secretário da Agricultura Antônio Flávio Camilo de Lima a novidade para a safra 2011/2012 está relacionada ao incremento na qualidade dos insumos que serão repassados aos agricultores. “”Aprimoramos bastante o trabalho do Lavoura Comunitária este ano por meio da melhor qualidade dos insumos, com fertilizantes mais concentrados em nutrientes, e sementes de melhor qualidade, criteriosamente escolhidas”, garante o secretário.
Antônio Flávio assegurou que para a próxima safra serão repassados aos agricultores 500 quilos de fertilizantes a mais por alqueire plantado. Segundo ele a área cultivada pelo programa será mantida, mas o aumento da produtividade da área plantada é aguardado em função do aumento da quantidade e da qualidade dos insumos fornecidos.
O agricultor familiar e diretor da Central de Associações de Agricultores Familiares de Silvânia, Aparecido Bueno, classifica o programa como um “incentivo ao homem do campo e ao desenvolvimento da agricultura nos municípios.” Ele participa do programa desde o seu início, em 1999. No município de Silvânia, 50 hectares são cultivados e 150 famílias são atendidas.
O presidente da Emater-Go, Luiz Humberto Guimarães, destaca a importância social do programa que segundo ele não se preocupa apenas com a produção, mas também promove a inclusão social de famílias necessitadas no interior no Estado. Para ele o papel da Emater no Lavoura Comunitária é “fornecer assistência técnica para que a lavoura seja produtiva e para que a produção seja feita de forma sustentável.”
A Emater atua hoje com aproximadamente 400 técnicos em todo o Estado. Segundo Luiz Humberto, os escritórios da Agência estão sendo informatizados e reaparelhados e novos veículos estão sendo adquiridos para que seja desenvolvido um trabalho satisfatório.
Participaram do evento prefeitos, representantes de sindicatos e associações, representantes do setor produtivo, além de autoridades estaduais e federais. O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre Seagro, Emater, prefeituras e entidades representantes da agricultura familiar no Estado.

Agecom, 18/11/2011

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo