Logística

Western Oslo atraca com 7 mil toneladas de cloreto de potássio

“Na manhã desta terça-feira (18), o porto recebeu o navio mercante “”Western Oslo””, de bandeira norueguesa, que mede 190 metros de comprimento e 32,30 metros de largura. Carregado com 7 mil toneladas de cloreto de potássio, o mesmo iniciou a operação de descarregamento no turno da tarde.
No momento em que o “”Western Oslo”” iniciava sua manobra de atracação, passando seus cabos aos rebocadores, estava ocorrendo reunião do diretor Superintendente Vanderlan Vasconselos, com o diretor Superintendente da Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ, Giovanni Cavalcante Paiva. Oportunidade em que foi possível constatar a importância estratégica do porto de Porto Alegre, no contexto do transporte marítimo de longo-curso. Embora o navio não possa chegar com plena carga, sua vinda representa uma economia de custos significativa para a cadeia produtiva. Segundo destacou Giovanni Paiva: “” O Porto serve para viabilizar o crescimento econômico de uma região””
Vanderlan Vasconselos chamou a atenção que é meta do atual governo do Estado o fortalecimento da atividade portuária e de navegação. E que a SPH esta desenvolvendo um trabalho visando a divulgação da movimentação portuária. Possibilitando com isto que a população, os empresários e o meio político possam criar opinião sobre o tema. Pela hidrovia passa grande parte de nossa produção agrícola e dos insumos por ela consumidos. Sem falar nas cargas especiais, cujos excessos de peso e de dimensões exigem cuidados especiais ou acarretam grandes transtornos quando trafegam pelas rodovias, e as cargas perigosas.”

SHP , 19/10/2011