Logística

Obras da Ferronorte avançam

Em construção desde julho de 2009, e agora com a licença ambiental expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a América Latina Logística (ALL) prossegue com a expansão da malha norte em Mato Grosso em um trecho de 78 km entre as cidades de Itiquira e Rondonópolis. A retomada das obras acontece em janeiro com a promessa de serem concluídas no 2ª semestre de 2012 com a implantação do Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), empreendimento da ALL com investimentos de R$ 750 milhões que será o maior do Brasil e irá gerar 3 mil vagas de trabalho.
O trecho ferroviário faz parte do Projeto Rondonópolis, que vai ampliar em 260 km a malha ferroviária da empresa no Estado. “Hoje estamos com a obra 100% liberada para sua execução, inclusive o CIR”, disse o gerente de Projetos de Infraestrutura, Thiago Fiori, destacando que a companhia já vinha tomando medidas enquanto aguardava a emissão da Licença Ambiental de Instalação.
Atualmente, a companhia concentra obras no município de Itiquira, que abriga o terceiro terminal da ALL no Estado os outros 2 estão em Alto Taquari e Alto Araguaia. A capacidade de carga será de 120 vagões em 6 horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de 2 trens com produtos diferentes.
Os 2 terminais, de Itiquira e Rondonópolis, deverão carregar até 15 milhões de toneladas por ano até 2015.

Gazeta Digital, 29/12/2011

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo