Logística

O Porto do Itaqui irá receber mais fertilizantes

O Porto do Itaqui irá receber mais fertilizantes

O porto do Maranhão está expandindo sua capacidade de recebimento de fertilizantes e o número de tomadas para contêineres refrigerados, o que possibilita maior fluxo de cargas com o mercado árabe. O porto será expositor no Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. 

modernização do Porto do Itaqui, no estado do Maranhão, vai propiciar o aumento das trocas comerciais via porto com os países árabes. Estão sendo feitos investimentos na área de fertilizantes, de contêineres refrigerados e há estrutura pronta para a exportação de gado vivo.  

“Estamos concluindo agora em novembro o mais moderno terminal de fertilizantes da América Latina”, disse Lago para a reportagem da ANBA. Atualmente, a maior parte do fertilizante importado pelo Brasil entra no país via os portos de Paranaguá, no estado do Paraná, e Santos, no estado de São Paulo.  

A capacidade do Porto do Itaqui de receber fertilizantes vai passar a ser 3,5 milhões de toneladas com a ampliação. A localização torna o porto competitivo para abastecer com fertilizantes lavouras de estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil. 

Com investimentos sendo feitos em ferrovias na região, a partir do ano que vem o fertilizante também terá a possibilidade de ser transportado via trem até a as regiões produtoras de grãos, o que vai facilitar ainda mais o escoamento. Até essa realidade chegar, o que deve ocorrer em julho do próximo ano, porém, o fertilizante pode ser transportado via rodovias, como atualmente. 

ANBA, 13/10/2020 

Fonte da Imagem: Freepik