Logística

Navios de grãos do Irã ficam presos no Brasil sem combustível

Duas embarcações iranianas ficaram paradas por semanas nos portos brasileiros, incapazes de voltar ao Irã devido à falta de combustível, que a estatal Petrobras se recusa a vendê-las devido a sanções impostas pelos Estados Unidos.

Os navios Bavand e Termeh vieram ao Brasil alguns meses atrás carregando ureia, um produto petroquímico usado como fertilizante. Eles deveriam carregar milho e retornar ao Irã, mas não tinham combustível suficiente para a viagem, disse a operadora portuária de Paranaguá à Reuters.

Alimentos não são cobertos por sanções dos EUA, e o Irã é um dos maiores compradores de commodities agrícolas do Brasil, importando mais de 2,5 milhões de toneladas de milho brasileiro até agora este ano – mais do que qualquer outro país.

No entanto, esse comércio não é geralmente realizado por navios que arvoram a bandeira iraniana. Quando os navios são iranianos, eles geralmente vêm com combustível suficiente para retornar sem reabastecer.
Bavand e Termeh estavam entre vários navios de propriedade da estatal iraniana Sapid Shipping, que trouxeram ureia para o Brasil neste ano e retornaram com o milho. A ureia está incluída nas sanções dos EUA, mas uma empresa local decidiu aceitar esse negócio.

O Irã está trabalhando para impulsionar as vendas de produtos petroquímicos, já que as sanções prejudicam sua indústria petrolífera. O mercado brasileiro de ureia era uma meta.
O principal fornecedor de combustível de bancas para navios no Brasil é a Transpetro, subsidiária da Petróleo Brasileiro SA, ou Petrobras, como é conhecida a estatal. A Petrobras confirmou que se recusou a abastecer os navios e citou as sanções.

A Sapid Shipping tentou sem sucesso nos tribunais paranaenses forçar a Petrobras a abastecer os navios, segundo uma pessoa a par do caso, que falou sob condição de anonimato.
Sapid não respondeu aos pedidos de comentário. Não ficou claro se os navios iranianos tentaram comprar combustível de bancas de fornecedores menores no Brasil.

Os navios estão na baía no porto de Paranaguá, no sul do estado do Paraná, confirmou o serviço de imprensa do porto à Reuters. O Bavand é carregado com 50.000 toneladas de milho, enquanto o Termeh está programado para carregar 66.000 toneladas de milho.

Antes de Paranaguá, os navios atracaram no porto de Imbituba, no estado de Santa Catarina, onde descarregaram a uréia.

A associação brasileira de exportadores de grãos, ANEC, expressou consternação com o dilema dos navios iranianos em Paranaguá.“As embarcações de todos os outros exportadores continuam operando sem problemas. Não espero nenhum impacto disso para essa negociação. A comida está fora de sanções”, disse o diretor da ANEC, Sérgio Mendes.

O Petróleo, 19/07/2019

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo