Logística

Greve dos Caminhoneiros interrompe descarregamento de fertilizantes nos portos e movimentações rodoviárias

Na terceira semana de maio o protesto dos caminhoneiros teve início motivado principalmente pelo aumento no preço do diesel. A greve tomou grandes proporções e diversos setores passaram a sentir o impacto causado por ela.

No porto de Paranaguá, o principal porto de entrada de fertilizantes, a importação foi interrompida em berços de atracação em que o transporte da carga é feita por caminhões. Cerca de 25 mil toneladas do produto deixaram de ser descarregadas diariamente dos navios que estão atracados no porto.No Porto de Santos também não há descarregamento de fertilizantes desde o início da greve. Não há movimentação rodoviária nos principais estados, apenas a circulação de pequenos volumes de fertilizantes dentro do estado de Minas Gerais.

No último domingo (27/05), o presidente Michel Temer anunciou uma proposta na tentativa de terminar com a greve dos caminhoneiros. No entanto, não há previsão de quando a paralisação irá acabar, pois não há uma liderança única do movimento. Com o fim da paralisação, é esperado aumento no valor do frete para as próximas semanas.

A necessidade de reabastecimento de diversos setores fará com que a movimentação rodoviária aumente mais do que o previsto e a alta no valor do frete será sentida em todos os setores. As entregas de fertilizantes estão atrasadas e há tendência de aumento no preço do produto entregue ao consumidor final.

 

Fonte: GlobalFert (29/05/2018)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo