Logística

ANTT revisa tarifa paga por usuários do transporte de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pode diminuir em até 70% a tarifa máxima paga pelos usuários do transporte de cargas. A definição deve ocorrer no mês de fevereiro. Até lá, a agência vai receber sugestões por meio de uma consulta pública.
As ferrovias brasileiras foram privatizadas há 15 anos. Desde então, a tarifa-teto, que é o valor máximo pago pelos usuários às concessionárias, não sofreu reajuste. A ANTT estuda diminuir o preço cobrado atualmente, já que os valores não estariam de acordo com os custos de transporte.
– Essa revisão tem o objetivo de fazer uma avaliação da tarifa-teto que é cobrada pela ferrovia à luz dos custos ferroviários. A consulta pública é uma forma debatermos essa metodologia – explica o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo.
O novo teto será definido em fevereiro e deve começar a valer em março. A redução pode chegar a 70%, dependendo de fatores como produto, trecho e linha.
O setor privado reclama que nos últimos cinco anos investiu nas linhas férreas 20 vezes mais que a União. E, por isso, se houver redução nas tarifas é muito provável que haja também uma queda nos investimentos.
– Na medida em que você desconsidera todo o investimento realizado nos 15 anos iniciais, certamente terá impactos negativos em volumes a serem investidos para o futuro. Estamos estudando e avaliando o impacto que isso vai gerar para que, com sugestões, a ANTT possa eventualmente avaliar as nossas sugestões e quem sabe rever esse posicionamento que adotou – afirma o presidente da Associação Nacional Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça.

Canal Rural, 18/01/2012

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo