Culturas

Safra de cana do Centro-Sul deve ser levemente menor

A safra de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil em 2019/20 está prevista em um intervalo de 559 milhões a 570 milhões de toneladas, contra 573 milhões de toneladas na temporada anterior, afirmou em relatório nesta sexta-feira o órgão de pesquisas agrícolas Pecege.

O instituto da Esalq/USP disse que as produtividades agrícolas médias do centro-sul devem ficar em um intervalo de 74,2 toneladas por hectare (t/ha) e 75,6 t/ha, ante 74,3 t/ha na temporada passada.

O Pecege, que tem sede em Piracicaba (SP), uma das principais regiões da cana no Brasil, utiliza uma combinação de dados para elaborar as projeções, incluindo estatísticas meteorológicas, condições do solo e área plantada.

A maior parte dos analistas tem apontado uma produção levemente maior na atual temporada, devido às chuvas acima da média em março e abril. A Copersucar, maior comercializadora de açúcar do Brasil, projetou a safra em 585 milhões de toneladas.

O Pecege afirmou que as usinas mantêm um mix de produção entre açúcar e etanol similar ao visto na última temporada, com apenas cerca de 35% da cana sendo utilizada para a produção do adoçante, e o resto, para a de etanol.

O órgão disse que nem mesmo a queda de 10% nos preços da gasolina no centro-sul brasileiro no último mês mudou a situação, uma vez que as usinas continuam a obter mais dinheiro com a venda de etanol do que com as exportações de açúcar.

“No cenário atual parece mais plausível que mudanças no mercado do adoçante possam inverter a paridade dos preços do que novas quedas do concorrente fóssil”, afirmou.

Agrolink, 29/07/2019

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo