Culturas

Novas técnicas na utilização de fertilizante orgânicos na lavoura de tabaco

Na quinta-feira, 29/10, um encontro realizado na propriedade de Ivo Sassen, próximo ao centro de Passo do Sobrado, foram demonstrados os resultados de um experimento e seus benefícios em uma lavoura de tabaco, após a utilização de adubação orgânica produzida pela empresa Natumax. 

Associada a um novo tipo de manejo, a adubação tem trazido resultados positivos, conforme comprovou José Ivo Sassen em sua lavoura de tabaco. “Tenho usado esse produto há cinco anos, mas neste ano, com uma nova técnica passada pela empresa, aumentou significativamente minha produção. Antes eu espalhava o fertilizante pela lavoura, e agora eu o coloco junto ao pé de tabaco, dois ou três dias depois do plantio”, conta o fumicultor. 

O encontro reuniu os representantes da empresa catarinense Natumax, o gerente comercial Vanderlei Junior Enderli, e o vendedor e representante na região Sul, Pedro Arioti. Também acompanharam a demonstração o presidente do Sindicato Rural de Venâncio Aires, Ornélio Sausen e o vice-tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Gilmar Oliveira. 

Sassen garante que o resultado tem sido surpreendente, e que o produto além de ser orgânico, é mais barato que os tradicionais. “Já estou usando nas outras culturas também, como milho, mandioca e pastagens”, afirma o produtor rural. 

Pedro Arioti explica que neste ano a empresa descobriu um sistema de manejo diferente, com mais eficiência e menos perda do produto, o qual foi passado ao produtor Ivo Sassen. “Ao invés de espalhar o produto ou colocá-lo no camalhão, o fumicultor aplica de 50 a 60 gramas na base da planta, a qual não corre o risco de queimá-lo, e será absorvido rapidamente”, ensina Arioti. 

Vanderlei Junior Enderli explica que o fertilizante é produzido basicamente da cama de peru, misturado com cama de frango, e passa por 120 dias de compostagem, degradando todo o carbono que existe na cama, diferente dos fertilizantes convencionais.  

Agrolink, 03/11/2020 

Fonte da Imagem: Freepik

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo