Culturas

Mudança para plantio de milho nos EUA pode não se concretizar

“A relação é apenas ligeiramente favorável ao milho no momento”, disse Jorgenson, na semana passada, quando a soja estava 2,4 vezes mais cara que o milho. “

A relação de preço, o clima em um determinado dia e a previsão do tempo para 10 dias, colocadas diante do fazendeiro que está tomando uma decisão naquele dia, é o que determinará o tamanho da área que será plantada com milho.”

O plantio de soja cairá cerca de 1,6 milhão de hectares neste ano, menos que o declínio esperado em setembro e outubro, disse Ken Eriksen, vice-presidente sênior da Informa Economics, uma influente firma de análises.

As plantações de milho aumentarão em quantidade similar, enquanto algumas áreas serão adicionadas ao algodão, disse ele, na convenção da Associação Nacional de Grãos e Ração dos EUA (NGFA, na sigla em inglês), em Amelia Island, na Flórida.

O clima será fundamental para as decisões dos fazendeiros já que as áreas atingidas pela neve demoram mais para ficar prontas para o cultivo do que as terras apenas úmidas, disse Eric Wilkey, presidente da Arizona Grain e também da NGFA.

 O maior risco de atraso está na parte norte da região Centro-Oeste — Nebraska, sul de Minnesota, Dakota do Norte e Dakota do Sul –, onde as inundações provocaram fechamentos de estradas e prejudicaram a movimentação de grãos. Mas os produtores rurais ainda têm tempo para plantar milho, disse. “Se for possível plantar 90 por cento da safra de milho até 10 de maio não haverá muita mudança”, disse Wilkey, em entrevista, na segunda-feira, em Amelia Island, acrescentando que as tradings esperam um aumento nas plantações de milho de 1,2 milhão a 1,6 milhão de hectares. “Pelo que vemos, a cada ano os produtores conseguem plantar a safra em um período menor de tempo.”

A soja geralmente é plantada depois do milho.

Os produtores com restrições financeiras podem ter dificuldades para plantar mais milho. O milho usa cerca de duas vezes mais fertilizantes e produtos químicos que a soja. Além disso, por causa do clima os produtores não fizeram o trabalho de campo e não aplicaram o fertilizante necessário para plantar milho.

Uol 19/03/2019

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo