Entrevistas

Diretor da Integra Software, Nelson Nepomuceno, fala sobre a utilização de software na agricultura.

Em entrevista para o Globalfert, Nelson Nepomuceno, graduado em Análise de Sistemas, trabalhando com o gerenciamento de confinamento, explica como a automação da formulação pode ajudar as industrias de fertilizantes.

Para o desenvolvimento do software Fertisolve, qual o foco principal de vocês?

O Fertisolve é voltado para indústrias de fertilizantes e misturadoras, favorecendo os setores de formulação e precificação dos produtos fertilizantes, compras de matérias-primas e planejamento de fábrica (PCP). Atuamos na formulação dos fertilizantes, calculando a melhor combinação das matérias-primas para atender a todas as exigências, como NPK, níveis de nutrientes e regras de inclusão de matérias-primas pelo menor custo.

Quando utilizamos este tipo de ferramenta como o Fertisolve, quais são os benefícios a curto e a longo prazo que os produtores perceberão?

Em primeiro lugar, precisamos entender que os fertilizantes são definidos para garantir certos níveis de nutrientes, como NPK e outros; e que eles são compostos de várias matérias-primas, que são as fontes desses nutrientes.
A pessoa que formula precisa combinar as matérias-primas para atingir os níveis nutricionais necessários da fórmula. Como cada matéria-prima pode ser fonte de vários nutrientes, pode haver uma infinidade de combinações viáveis e com custos diferentes. Desta forma, o formulador tem a oportunidade de encontrar uma combinação de menor custo. Alguns reais por tonelada podem fazer uma diferença considerável nos lucros quando se produz milhares de toneladas.
É comum o formulador usar planilhas para calcular as fórmulas dos fertilizantes. Isso é trabalhoso, porque cada produto requer uma planilha, com cálculos e preços atualizados, e geralmente o operador faz várias tentativas de combinação até atender as exigências nutricionais por um preço satisfatório. Além disso, algumas regras podem ser complicadas de colocar nas planilhas.
Agora imagine que são centenas de fórmulas e que a cada variação no preço das matérias-primas, convém atualizar cada planilha e recombinar as matérias-primas, para ainda obter o menor custo; visto que os preços das matérias-primas mudam frequentemente.
O Fertisolve é uma ferramenta que torna tudo isso fácil e prático, e a um custo acessível para essas empresas.

O Fertisolve pode contribuir para:
1º) Lucratividade e Competitividade
De imediato, o cliente pode experimentar uma redução no custo das suas fórmulas, proporcionando maior lucratividade, mas também pode ser mais competitivo oferecendo preços menores, em um mercado onde centavos podem definir a venda. O Fertisolve encontra o melhor resultado com um comando.

2º) Praticidade e eficiência ao formular
O operador pode cadastrar muitas fórmulas e recalculá-las rapidamente, sempre que houver mudança nos preços ou na disponibilidade das matérias-primas. O Fertisolve possibilita criar grupos de fórmulas, com os mesmos preços e regras de inclusão de matérias-primas, modificá-los em grupo e recalcular tudo com um comando.

3º) Sempre atualizado
Com a praticidade do Fertisolve em atualizar os preços e recalcular, a empresa pode atualizar as fórmulas frequentemente, aproveitando sempre a melhor combinação das matérias-primas.

4º) Mais simplicidade, menos erros
Ao invés de lançar cálculos em cada planilha, basta preencher alguns parâmetros. E a revisão das planilhas se limita a apenas um grupo. Isso reduz erros e facilita conferências.

5º) Organização
No Fertisolve, todos os clientes, fórmulas e matérias-primas estão centralizados em um único banco de dados, de forma organizada, fácil de localizar e operar. Diferente de procurar em centenas de pastas e arquivos de planilhas.

Em relação a utilização do software, ele é mais indicado para alguma cultura específica ou pode ser utilizado por qualquer produtor? Para quem ele é mais indicado?

O Fertisolve é voltado para quem formula fertilizantes, independentemente da cultura, seja para uso próprio, em suas lavouras, seja para venda.
Quanto mais opções de matérias-primas o produtor tiver disponíveis, maior o número de combinações possíveis.

Como tem sido a implementação da ferramenta no segmento agropecuário? Qual a representatividade dos formuladores que já a utilizam no mercado?

Nossos clientes somam mais de 5% do mercado de fertilizantes no Brasil. Para alguns clientes também oferecemos calcular algumas das suas fórmulas no Fertisolve, para comparação com os resultados obtidos por outros meios. Assim eles poderão ver os resultados antes de testar o programa diretamente.
A equipe técnica também atua na adaptação do Fertisolve para personalização e integração com outros programas da empresa.

Quais são as perspectivas e tendências para essa tecnologia em 2021?

A tendência é aumentar a procura, porque as empresas recorrem cada vez mais a tecnologia para ganhar eficiência e competitividade. As empresas se expõem mais na internet em busca de novas oportunidades de negócios com novos clientes, fornecedores, produtos e matérias-primas, e isso requer respostas mais rápidas e acuradas.
Nas nossas prospecções, a maioria das empresas ainda formula com planilhas e muitas nem sabem que há ferramentas, de custo acessível, que facilitam o trabalho de formular. Então é necessário divulgar, apresentar as vantagens e mostrar como usar.