Entrevistas

Diretor Comercial da Fertilizantes Tocantins, Eric Santos, fala sobre expansões e sobre o mercado de fertilizantes

https://globalfert.com.br/images/Foto_Eric.jpgEm entrevista ao GlobalFert, Eric Santos, Diretor Comercial Centro-Sul da Fertilizantes Tocantins, falou sobre o mercado de fertilizantes, e futuras expansões da empresa.

Eric Santos é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) que, com 20 anos de experiência no mercado de fertilizantes, coube a ele definir as estratégias e implementar a nova área de produtos especiais da FTO no Brasil. Também foi Diretor Comercial e de Operações na Peninsula Fertilizantes, onde também respondeu pelo desenvolvimento de novos projetos.

1) A Fertilizantes Tocantins atua praticamente em todo território nacional. Quais são as regiões de maior mercado para vocês e qual a perspectiva de crescimento para as demais?

As regiões de mercado atendidas pela Fertilizantes Tocantins são os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estamos também expandindo nossas operações para a região Sudeste (MG) a partir de 2019 com a inauguração da fábrica de Araguari-MG, que será interligada ao terminal ferroviário da VLI Logística. 

2) Há planejado a abertura de uma nova planta industrial em Barcarena/PA. Além dessa expansão, quais são os planos da Fertilizantes Tocantins para expandir sua produção e com isso o atendimento?

Hoje somos a maior empresa de fertilizantes do estado do Pará, com uma planta moderna, com alta capacidade de armazenagem e produção na cidade portuária de Barcarena, que atende plenamente a demanda daquela região. Além disso, a Fertilizantes Tocantins planeja fazer investimentos de melhorias operacionais nesta unidade, visando acompanhar o crescimento de mercado daquela localidade. 

 3) O produto NPK Forte, tem 100% dos grãos recobertos por uma fonte de micronutrientes. Quais são os benefícios desse produto para as culturas que irão utiliza-lo?

Os benefícios do NPK Forte são inúmeros. Podemos citar, por exemplo, a melhor distribuição do adubo no solo, o que permite maior superfície de contato dos micronutrientes com as raízes das plantas. Isso faz com que a planta absorva melhor esses nutrientes, resultando em mais produtividade para a lavoura.

 4) Existe outros produtos especiais que são comercializados por vocês ou estão previstos para o portfólio futuro?

  O portfólio da Fertilizantes Tocantins é composto por excelentes produtos, como o já citado NPK Forte, e conta com o UREIA Forte, que inibe a urease e melhora a eficiência de absorção de nitrogênio pelas plantas. Além disso, contamos também com a linha de produtos especiais – Nitrofoska, que são produzidos pela Eurochem na Europa. 

 5) Qual é o volume de fertilizantes comercializado pela Fertilizantes Tocantins? Com a expansão, quanto de volume é previsto ser adicionado ao total? 

 No ano de 2017, a Fertilizantes Tocantins produziu aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de fertilizantes. Em relação ao ano de 2018, esperamos um forte crescimento em nossas entregas, resultado direto de nossos investimentos em novas fábricas, assim como na melhoria operacional em regiões onde já operamos.

Sobre a Fertilizantes Tocantins/EuroChem

Fundada em 2003, a Fertilizantes Tocantins (FTO) está estrategicamente localizada nas áreas de maior crescimento agrícola do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais. A FTO teve crescimento de dois dígitos por sete anos consecutivos, com vendas de fertilizantes que superaram a marca de 1,2 milhões de toneladas em 2017, se colocando entre as principais empresas do ramo no Brasil.

Em agosto de 2016, a FTO teve o controle acionário adquirido pelo grupo suíço EuroChem, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, além de dispor de um amplo canal de distribuição global e presença em mais de 40 países.

Atualmente a FTO conta com oito unidades de produção localizadas nas cidades de Porto Nacional (TO), São Luis (MA), Querência (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Barcarena (PA), Anápolis (GO), Catalão (GO) e possui escritório corporativo localizado em Goiânia (GO). Em 2019 será inaugurada uma nova unidade em Araguari (MG), localizada em uma posição estratégica, que trará competitividade e eficiência à produção da FTO.