Análises

Volume de fretes para o agronegócio cresce em maio e junho

No mercado de Cloreto de potássio existem poucos fabricantes em comparação às outras matérias-primas, principalmente devido à concentração das reservas minerais em determinadas regiões. As principais produtoras hoje são: Nutrien (Canadá), Mosaic (Canadá), Uralkali (Rússia), Belaruskali (Bielorrússia), K+S (Alemanha) e ICL (Israel).

Em 2019, com a menor demanda de grandes países consumidores, como Índia, Estados Unidos e China, o preço do Cloreto de Potássio caiu significativamente. Em meados de setembro, diversas produtoras passaram a reduzir a produção e a realizar cortes para conter a queda do preço.

No Brasil, só no primeiro semestre de 2020, as importações brasileiras foram as maiores dos últimos 5 anos. O volume acumulado é 14% maior que o valor do mesmo período de 2019 e 24% superior ao volume médio dos últimos 5 anos. Essa alta nas importações é atribuída ao preço baixo do Cloreto nos últimos meses, que alcançou em junho, o menor valor dos últimos 3 anos. Durante o mês de julho, ainda houve demandas brasileiras no mercado e a expectativa é que as importações comecem a diminuir gradualmente no quarto trimestre.

Equipe Globalfert, 19/08/2020