Análises

Preço do Cloreto de Potássio importado subiu 1,6% em outubro

Segundo levantamento do GlobalFert, o preço do KCl importado em dólar, foi US$ 303,5/ton CFR em outubro, aumento de 1,6% em relação a setembro. Em comparação ao mesmo período de 2017, o preço do insumo está 16,5% maior.

Com a finalização das compras para o plantio de soja no Brasil, a demanda retraiu um pouco, o que pode ser constatado pela queda das importações em 11% em relação ao mês anterior, mas ainda houve algumas negociações no Paraná e São Paulo. Para dezembro, quando os compradores voltarem à ativa para repor os estoques visando o plantio do milho safrinha, espera-se que a demanda siga firme.

A demanda, seguiu firme no Sudoeste Asiático, principalmente na Indonésia pelas negociações da Sinar Mars, Petrokimia Gresik e da REA Kaltim, para o plantio de óleo de palma. Porém, na China a demanda diminuiu, o que é esperado para esse período de final de outubro e início de novembro.  Já na Europa a demanda seguiu estável e espera-se que haja aumento nos próximos dois meses. Nos EUA, o tempo mais úmido reduziu os trabalhos no campo bem como o interesse de compra de fertilizantes, porém espera-se que o consumo do produto pós colheita ainda seja forte.

Equipe GlobalFert, 21/11/2018