Análises

Preço da Ureia importada subiu 5% em novembro

Segundo levantamento do GlobalFert, o preço da Ureia importada em dólar, foi US$ 319,32/ton CFR em novembro, aumento de 5% em relação a outubro. Em comparação ao mesmo período de 2017, o preço do insumo está 27% maior.

Os importadores brasileiros também estiveram mais quietos no mês que se passou, pois houve uma divergência entre a oferta pelos importadores nacionais e a demanda vindo do campo, que levou ao acúmulo de um grande volume de Ureia no mercado nacional. Além disso, as longas filas para descarregamento de Ureia se mantiveram nos portos, com navios parados há mais de 90 dias. Entretanto, o Porto de Santos anunciou nos últimos dias de novembro a liberação em caráter emergencial de novos berços para o descarregamento de fertilizantes.

A CODESP (Companhia das Docas do Estado de São Paulo) conseguiu a liberação de 5 berços de atracação para navios que transportam fertilizantes no Porto de Santos, conforme reivindicação do SINDAMAR (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo), que alegava prejuízos da ordem de mais de R$ 140 Milhões devido aos atrasos nas operações destes tipos de navios. Espera-se que a situação no porto seja normalizada até janeiro.

Equipe GlobalFert, 19/12/2018