Logística

Novo corredor logístico para fertilizantes será criado no Arco Norte

A companhia de logística VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) formalizaram uma parceria para a criação de um novo ramal ferroviário conectado à malha do corredor centro-norte e interligado ao Terminal da Copi no Porto de Itaqui (MA) para transporte de fertilizantes.

Conforme anúncio das empresas realizado nesta quinta-feira em comunicado, o insumo será transportado até um novo terminal intermodal que será construído em Palmeirante, no Tocantins.
As obras terão início em agosto e o investimento para a viabilização do projeto será de aproximadamente 200 milhões de reais. A capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura será de 1,5 milhão de toneladas ao ano.

“Com o início das operações, previsto para o segundo semestre de 2022, a nova estrutura permitirá a movimentação do fertilizante importado pelo Terminal Portuário Copi no Porto do Itaqui pelo modal ferroviário, conectando o porto via estrada de ferro Carajás e ferrovia Norte-Sul até o novo terminal que será construído e operado pela COPI em Palmeirante.”
A nova estrutura em Tocantins contará com linha ferroviária para até 80 vagões e moega para descarga de dois vagões.

Segundo as companhias, os fertilizantes serão descarregados e transportados em esteiras mecanizadas para um novo armazém com capacidade estática de 60 mil toneladas
Os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal

Uol Economia, 22/07/2021
Fonte da imagem: freepik.

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