Mercado

Angola recebe 29 mil toneladas de fertilizantes do Marrocos

Mais de 29 mil toneladas de fertilizantes, provenientes de Marrocos, chegaram esta sexta-feira à capital angolana, Luanda, para permitir aumentar a produção agrícola no país, segundo a agência angolana de notícias (Angop).

A atracagem do navio no Porto de Luanda foi testemunhada pelo ministro angolano da Agricultura, Marcos Nhunga, que disse à imprensa que a chegada desta primeira embarcação ocorreu nos termos de um memorando assinado com Marrocos, para fornecer adubos ao país a preços acessíveis.

“É o primeiro barco, daqui para frente virão mensalmente um barco ao país que vai permitir que possamos ter até ao fim do ano mais de 150 mil toneladas no país, representando 10 vezes aquilo do que o país normalmente adquiria”, disse.

Ele explicou que as mais de 29 mil toneladas vão aliviar os produtores, principalmente os camponeses, porque vão comprar a preço mais baixo, constituindo-se num indicador importantíssimo para produção agrícola, porque nos últimos tempos se saiu de 35 mil para sete mil kwanzas angolanos o saco de 50 quilos (um dólar americano equivale a cerca de 170 kwanzas).

Fertilizantes simples a partir da Rússia

O navio traz consigo fertilizantes compostos, razão pela qual o país vai negociar com a Rússia a venda de fertilizantes simples de que o país precisa, a partir de outubro próximo, visando tornar a agricultura angolana competitiva, afirmou.

Lembrou que o acordo com Marrocos prevê a venda de fertilizantes ao país, aos operadores económicos privados, bem como a análise do solo e a instalação de um “blinde” de fertilizantes no país para ajudar os produtores privados no sentido de fazerem uma encomenda de fertilizantes em função das caraterísticas do solo”.

 

África 21 digital, 17/06/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo